quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Para já, para já, tirem-se pelo menos duas lições...

De toda a instabilidade política iniciada há dois anos e que culminou (terá mesmo culminado?) com a morte de Alfredo Reinado em circunstâncias que não estão ainda completamente esclarecidas --- e que é necessário esclarecer para que não fiquem "pedras no sapato" para o futuro ---, os dirigentes timorenses DE TODOS OS QUADRANTES devem retirar para já (pelo menos) duas lições:

a) a primeira é a de que implementar, DE FACTO, NA PRÁTICA DO DIA A DIA, um verdadeiro "Estado de Direito" --- e não a mixórdia de "direito do Estado + o Estado sou eu" que alguns perfilham e praticam --- compensa! É a melhor garantia de que há regras claras a serem cumpridas POR TODOS e que se não o fizerem serão punidos por isso. Neste domínio NÃO PODE HAVER "meias tintas", "caldos de galinha", "palmadinhas nas costas", "sim mas e então eu não mando nada?", etc.;

b) a segunda é a de que à população NÃO devem ser criadas (não deveriam ter sido!) falsas expectativas sobre quão difícil é o processo de desenvolvimento de um país nas condições em que ele acedeu à independência em 2002. Tenho para mim que muita da insatisfação de parte da população resulta do facto de lhe terem sido criadas expectativas de melhoria rápida das suas condições de vida que nunca, nunquinha mesmo, deveriam ter sido criadas. Reconheço que isto é mais fácil dizer do que fazer mas tem de ser feito.

Ouviram?

1 comentário:

José Gomes disse...

Mais uma vez o seu dedo cirúrgico acerta mesmo na ferida!!! Espero que a mensagem (mensagens) tenham eco não só nos governantes de Timor como nos governados...
E já agora uma sugestão ao povo de Timor (especialmente aos governantes): deixem de ler as "coboiadas" do costume e façam uma leitura atenta das sugestões deixadas neste blogue... talvez venham a ganhar todos!
JG