sábado, 3 de maio de 2008

Abertura do Museu do Oriente, da Fundação Oriente


Até qu'enfim!... Para comemorar os 20 anos da sua criação no quadro da última renegociação da concessão do jogo em Macau com o então monopolista --- chineses: desculpem qualquer coisinha... :-) ---, a Fundação Oriente vai inaugurar no próximo dia 8 de Maio o Museu do Oriente, a cuja instalação se vem a dedicar desde há vários anos.
Recorda-se que a Fundação Oriente (entre aqui no seu site) tem sede em Lisboa e delegações em Macau (China), Goa (Índia) e Dili (Timor Leste).
Parabéns, Fundação. Parabéns Carlos Monjardino.

Trata-se de um museu que fazia falta entre nós e que, algo incompreensivelmente, não existia no país europeu que primeiro ligou directamente a Europa ao Oriente e que, coisas da história (e da política...), foi igualmente o último país europeu a deixar de administrar parte do território daquele continente .

A fim de facilitar o contacto do público com este novo equipamento cultural ele vai estar aberto, em horário alargado e gratuitamente, entre 9 e 11 de Maio (sexta a domingo) das 10 às 24h (very convenient para quem vai até às "Docas", em Alcântara...).
O Museu está instalado no edifício que foi antigamente ocupado pela Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau, junto da doca de Alcântara, em Lisboa.
As duas exposições permanentes mostram são dedicadas à presença portuguesa na Ásia, uma, e aos "Deuses da Ásia", outra.

Não perca!

Sem comentários: