Até qu'enfim!... Para comemorar os 20 anos da sua criação no quadro da última renegociação da concessão do jogo em Macau com o então monopolista --- chineses: desculpem qualquer coisinha... :-) ---, a Fundação Oriente vai inaugurar no próximo dia 8 de Maio o Museu do Oriente, a cuja instalação se vem a dedicar desde há vários anos.
Recorda-se que a Fundação Oriente (entre aqui no seu site) tem sede em Lisboa e delegações em Macau (China), Goa (Índia) e Dili (Timor Leste).
Parabéns, Fundação. Parabéns Carlos Monjardino.
Trata-se de um museu que fazia falta entre nós e que, algo incompreensivelmente, não existia no país europeu que primeiro ligou directamente a Europa ao Oriente e que, coisas da história (e da política...), foi igualmente o último país europeu a deixar de administrar parte do território daquele continente .
A fim de facilitar o contacto do público com este novo equipamento cultural ele vai estar aberto, em horário alargado e gratuitamente, entre 9 e 11 de Maio (sexta a domingo) das 10 às 24h (very convenient para quem vai até às "Docas", em Alcântara...).
O Museu está instalado no edifício que foi antigamente ocupado pela Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau, junto da doca de Alcântara, em Lisboa.
As duas exposições permanentes mostram são dedicadas à presença portuguesa na Ásia, uma, e aos "Deuses da Ásia", outra.
Não perca!
Sem comentários:
Enviar um comentário