quinta-feira, 1 de maio de 2008

Há pontes e ponteeeeeees!...

Não, não vou falar da "ponte" de amanhã mas sim de pontes mesmo; ou melhor e porque se trata de pontes na China, vamos falar de ponteeeeees ou, mesmo, de poooooonteeeeees!
De facto foi inaugurada hoje a ponte (a pooonteeee) que liga Xangai ao porto de Ningbo através do estuário do Rio Yantze. Coisinha para 32 kms!...


Mas eles não se ficam por aqui. Em Março passado foi finalmente aprovada a construção de uma ponte, um niquinho de nada mais pequena que a anterior (29,6 kms), que vai ligar as duas margens do Rio das Pérolas, entre Hong Kong e Zhuhai-Macau. Orçamento? 5 mil milhões de euros, mil milhões de "contos". Aí, valentes!... Depois de construída a distância terrestre entre HK e Macau passa de cerca de 3h-2h30m para... menos de meia hora! Isto é: "vou ali (aos casinos de Macau, claro...) e já volto".

O "rationale" para a sua construção é colocar a margem direita do Rio das Pérolas (quase toda a zona entre Macau-Zhuhai e a capital da província, Cantão, "à mão de semear" de Kong Kong. Esta está sobre povoada e os seus terrenos são "carissíssimos", enquanto que os da outra margem do rio são muuuuito mais baratos.
Uma curiosidade do desenho desta ponte é o facto de, em parte do seu percurso, ela ser "mergulhada" para passar num túnel debaixo de água de modo a permitir a passagem de navios de maior calado e altura. Uma solução que alguns pensam que poderia/deveria ser adoptada na nova travessia ferro-rodoviária do Tejo.

A nova ponte será mais um elemento para dinamizar a economia de toda a região mais próxima de Macau e Zhuhai. Esperemos que isso ajude os nossos amigos de Ou Mun (o nome chinês de Macau e que não é a tradução, para chinês, de "Macau").
Um dia destes voltamos a falar deste já que andam a acontecer umas coisas giras lá para aqueles lados...

Sem comentários: