domingo, 11 de maio de 2008

(Des)emprego jovem na Ásia em desenvolvimento

Segundo o Asian Development Outlook 2008 publicado recentemente pelo Banco Asiático de Desenvolvimento (www.adb.org), cerca de 20% da população asiática era jovem, sendo que cerca de 40% dos do sexo masculino estavam desempregados; esta taxa sobe até aos 60% para as mulheres jovens.

Como se vê o problema não é apenas timorense, afectando a grande maioria dos países em desenvolvimento na região, particularmente os países do Sudeste Asiático e do Pacífico ("SEAP" no gráfico acima).
Não se antevendo fácil a absorção no curto-médio prazo de um número tão elevado de desempregados devido às limitadas capacidades de expansão do emprego produtivo, o Banco aconselha a que, como forma de preparar os jovens para o futuro, se aposte numa política de melhoria dos curricula das escolas (a todos os níveis de ensino) que permita um aumento significativo da qualidade do ensino e contribua para uma maior aproximação entre o ensino e as necessidades da produção através, nomeadamente, do desenvolvimento do ensino mais prático, de formação profissional.
Simultaneamente é aconselhável que, sempre que possível, se concedam apoios aos que saem do sistema de ensino melhor preparados para iniciarem uma actividade profissional por conta própria.

A isto permitimo-nos adicionar uma outra vertente em que esta melhoria (significativa!) da qualidade de ensino pode ser útil: é que, face à dificuldade de criar empregos no país, há que encarar de frente a possibilidade de adoptar uma política de emigração dos cidadãos nacionais. E quanto melhor for a sua formação melhor será a possibilidade de encontrarem um emprego remunerado noutro país beneficiando o seu próprio através da remessa de fundos para apoio às famílias e algum investimento. O que não falta no mundo são exemplos de países que acabaram por adoptar uma estratégia destas... Não é verdade, Cabo Verde?!...

Sem comentários: