quinta-feira, 8 de maio de 2008

Retiro espiritual em Ataúro para ajudar a resolver as questiúnculas entre os líderes timorenses?

Loro Horta propôs recentemente a realização de um verdadeiro "retiro espiritual" em Ataúro para que os líderes históricos de Timor Leste façam, cara a cara e olhos nos olhos, a catarse de tantos anos de pequenos e grandes ódios entre eles.
É uma sugestão de cristão... Tal pai, tal filho... Mas infelizmente não me parece que dê resultado. Se não perdoaram até agora não vejo porque o hão-de fazer nesta ocasião...
Mas a viagem a Ataúro pode ser útil... se for só com bilhete de ida... :-) Para todos!... E aproveitam e ficam todos a plantar abóboras e/ou a pescar para "exportarem" para Dili...
Entretanto o poder é entregue à segunda geração, a que não tem os ódios gerados no passado... E de preferência para criarem um governo de perfil mais técnico que político... É que nessa geração há quem tenha perfil para formar um governo com estas características e que servirá, nomeadamente, para baixar as tensões sociais e políticas entre os vários grupos da sociedade timorense.
Não será difícil formar tal governo: afinal trata-se de governar uma população de um concelho de uma cidade de média dimensão em qualquer parte do mundo... Só com uma especificidade: na cidade há uma zona de hortas (com minúscula!...) maior que o usual nas cidades e por isso mesmo a precisar de tratamento (muito) especial.

Até já tenho o governo para a "Câmara Municipal"... :-)
Presidente da Câmara: BN (tem funções executivas muito limitadas; serve principalmente para "pôr ordem no galinheiro", unir os munícipes em torno de um projecto de futuro e convencê-los a não andarem à chapada uns com os outros sob risco de serem condenados ao inferno por Maromak e não deixar "gamar" o dinheiro público sob risco de serem queimados vivos pelas fogueiras da Inquisição)
Secretário Geral e chefe dos serviços (o verdadeiro "manda-chuva"): RA
Adjunto do Secretário-Geral e "pau-para-toda-a-obra": NA
Chefe dos Serviços de Economia: RG
[Adjunto do anterior e chefe da contabilidade (para quê um Ministro das Finanças?)]: HC
Chefe dos serviços das relações com os malais: LH
Chefe dos serviços de saúde (em acumulação; interinamente): RA
Chefe dos serviços de horticultura (em acumulação): RG
Chefe dos serviços de obras por fazer: o "Sr. Engº" (sei mas não me lembro do nome...)
Chefe dos serviços sociais e parecidos: MD
Chefe dos serviços de educação: BC
Chefe dos serviços de oposição (convém ter uma oposição, né?!...): JS
Chefe dos serviços de contencioso e ofícios correlativos: IF

Aposto que seria um sucesso!... :-) Querem experimentar?

PS - Desculpem, ataúros, por terem de ficar a aturar essa malta toda! Ganharão o céu!

1 comentário:

José Gomes disse...

Esta vida socil e política em Timor, é mesmo assim, só tratada com humor... de resto ninguém acredita!!! Que é que os habitantes de Ataúro fizeram a Maromak para receber (de armas e bagagens!!!) tal castigo?!!!
Um abraço,
José Gomes