terça-feira, 13 de maio de 2008

O melhor é irem pondo as barbas de molho...

... porque o aumento dos preços dos bens alimentares, incluindo o arroz (o preço de exportação do da Tailândia passou de 365 USD/Ton em Janeiro/08 para 562 USD/Ton em Março...), veio para ficar! Pelo menos nos anos mais próximos!
É isso, pelo menos, que concluíu o Banco Mundial num estudo recente sobre o funcionamento dos mercados de bens alimentares. Voltaremos a este estudo mais tarde. Por agora fiquem-se apenas com as previsões para a evolução do preço do arroz (verdadeiramente do índice de base 2004=100) para os anos até 2015, isto é, a curto e a médio prazo (clique no gráfico para o aumentar).

Como se pode verificar, o preço do arroz em 2008 será, em média, o dobro de 2004 e a tendência é para se verificarem aumentos ligeiros em 2009 e e 2010.
Depois, lá mais para 2015, o preço será um pouco mais baixo. Mas uma coisa é certa: quer em relação ao arroz quer em relação a outros cereais a tendência vai ser para se manterem, de agora em diante, preços bem mais altos do que estavamos habituados. Preparem-se! Nomeadamente os países em desenvolvimento importadores de alimentos. Onde irão eles buscar dinheiro para pagar a fatura? Que, recorde-se, é a juntar à do petróleo.
É!... A coisa não 'tá fácil, não!

Sem comentários: