sábado, 24 de maio de 2008

A verdade é que... (a propósito do terramoto na China)

Pois é... Mais cerca de 80 mil vidas que, entre mortos e desaparecidos (mas mortos, em 99,999999% dos casos...), se vão em mais um grande terramoto na China.
A hora a que ocorreu no local (pouco depois do almoço) aumentou significativamente o número de vítimas. Mas muito provavelmente se tivesse sido durante a noite o resultado não seria muito diferente. Até poderia ser pior...
Porque o problema é que as autoridades chinesas têm sido completamente descuidadas quanto à construção de edifícios em zonas propícias à ocorrência de terramotos. E esta é uma delas, como se pode verificar no mapa abaixo. "Construção anti-sísmica? Hummmm!... Não conheço!...".


A qualidade da construção na China é, de uma forma geral, relativamente fraca. As próprias estruturas dos prédios parecem feitas com fósforos, tal a grossura (reduzidíssima) dos pilares usados.
Aliás, se se derem ao trabalho de ver com atenção as fotos que aparecem nos jornais poderão aperceber-se do que falo. A verdade é que, por responsabilidade das autoridades chinesas, tudo aquilo é completamente inadequado às características sísmicas da região. Por isso quando a terra tem um arrepio de frio um pouco maior, os prédios caem como baralhos de cartas empurrados por um leve sopro.
Temos, pois, que a intensidade do terramoto, embora muito forte (7,9 graus!), não justifica, só por si, os efeitos devastadores que teve, varrendo do mapa povoações inteiras. É que os prédios caíram mesmo como cartas! Indescritível!


Esperemos que os responsáveis chineses aprendam a lição e passem a tomar mais a sério a necessidade de adaptar o tipo de construção às características sísmicas do seu território. Caso contrário daqui a poucos anos teremos novo cataclismo no género e dimensão deste.
O pior é o que já está construido e que vai soterrar mais umas dezenas de milhares no próximo grande terramoto...

Sem comentários: