quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

A coisa 'tá a ficar preta, 'tá!...

Pois é: parece que a situação económica mundial, ou melhor, nas economias mais desenvolvidas, não está no melhor dos seus dias, não.
Depois de terem andado mais ou menos a "aassobiar para o ar" pensando que assim a coisa não se agravava ainda mais, toda a gente, também mais ou menos de repente começou a perceber que a coisa, afinal, está preta!... Ou, pelo menos, de um cinzento muito, mas muito, mais escuro do que o cinzentinho que se pensava... E porquê? Em boa parte devido às asneiras feitas pelo sistema bancário/financeiro americano. Que infectou todos...
As últimas estimativas do FMI para a evolução da economia mundial constam do quadro abaixo e apontam para uma taxa de crescimento estimada para 2008 para as economias mais avançadas de 1,8%, contra os 2,6% do ano passado. Pior: a diferença entre a estimativa agora feita e a efectuada há cerca de 3 meses (sim! só 3 meses! Em Outubro/07) é de -0,4 pontos percentuais (i.e, em linguagem corrente, 0,4%).
Esta quebra deve-se a uma baixa das estimativas de -0,4% nos Estados Unidos e de -0,5% na Área Euro (15 países da União Europeia). Isto está lindo, está!
É evidente que isto nos vai bater à porta, tornando muito difícil que o nosso crescimento económico atinja os valores inicialmente previstos, nomeadamente através de (pelo menos) dois mecanismos: crescentes dificuldades que as empresas vão sentir na obtenção de crédito (os bancos estão todos com as barbas de molho...); e mais dificuldades nas nossas exportações para os nossos principais clientes, já que estes vão crescer mais lentamente (mas ainda assim crescer) que o previsto inicialmente.
Preparem o cinto!


Este é o link para o documento do FMI

1 comentário:

José Gomes disse...

Parece-me que estou fadado a inaugurar esta sua "casa". Comecei a ler de cima para baixo, isto é, do dia 31 até ao dia 24, dia que lançou o grito que dá mote ao blog.
Leituta amena, que desperta a tenção e a curiosidade para um leigo em economia como eu. Sobre Gandhi escreveu o suficiente, mas quem quiser conhecer mais sobre esse homem do século passado só tem que clicar nos links. As suas "mordadelas" na política actual deste país (e também em Timor) seguem aquela linha que já nos habituou - a rir a rir mas é cá cada dentada!!! Esperp por mais "MORDIDELAS"...
Um abraço,
José Gomes