terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Cabeças duras! Não percebem que estão a pedir o impossível?!...

"Post" do blog Timor Lorosae Nação refere declarações do padre Vítor Melícias sobre Timor. Transcrevemos:

"Só o padre Vítor Melícias, que chegou a ocupar o cargo de comissário para Apoio à Transição em Timor-Leste, foi mais solto no diálogo com o DN, confirmando que se mantém em contacto com o "nosso bispo", D. Basílio do Nascimento, de Baucau, nomeadamente por intermédio da Escola de Vítor Melícias, em Torres Vedras, e da Escola de Soibada, em Timor. Falam, por exemplo, sobre a desesperança dos jovens que não têm emprego (...)"

Esta "desesperança" é uma realidade mas a mesma desesperança têm "tataraliões" de jovens por esse mundo fora, particularmente nos países em desenvolvimento, e não é por isso que andam a queimar casas e a atirar pedras a meio mundo!
Mas uma coisa é certa: nunca ninguém da classe política timorense, da actual ou da anterior, teve alguma vez coragem para dizer, alto e bom som, que TIMOR LESTE É UM PAÍS POBRE E QUE, POR ISSO, NÃO TEM CONDIÇÕES, NEM DE PERTO NEM DE LONGE, DE CRIAR EMPREGOS PARA TODOS OS SEUS FILHOS NEM NAS DUAS OU TRÊS PRÓXIMAS GERAÇÕES (e se continuarem a "brincar" durante a noite da forma como o fazem serão 4 ou 5 gerações...). Há "resmas" de países por esse mundo fora em que isso acontece.
É chato? Pois é! Mas não há grande coisa que se possa fazer APESAR DE O DINHEIRO DO PETRÓLEO poder dar para alguma coisa. Há até países que quase se pode dizer que se "especializaram" em educar minimamente parte da sua mão-de-obra, exportá-la e receber as transferências de emigrantes... Cabo Verde que o diga e outras ilhas do Pacífico também.
Mas, por favor, tirem da "cachimónia" essa ideia de que "Independência = emprego para todos"! Puro e ledo engano! Ouviram?
Não peçam o impossível! O milagre da multiplicação dos empregos nem Maromak o faz! Multiplicar pão e vinho é bem mais fácil que multiplicar empregos (e digo isto com TODO o respeito para com quem tem fé n'Ele).
E já que os políticos não fazem o que devem fazer (DESENGANAR A POPULAÇÃO), que tal se a Igreja, pela voz dos seus bispos, desse uma ajudinha no "URTENTISSISSIMO" BAIXAR DAS EXPECTATIVAS DOS TIMORENSES ATÉ AO NÍVEL DO PLAUSÍVEL (ainda que com esforço)? Vamos nessa? Com um público certo ao vivo e em directo todos os domingos vai ser "canja"!...

1 comentário:

José Gomes disse...

Olhe que eles não fariam isso... baixar as expectativas era dar um tiro nas suas crenças !
JG