Desta vez é com o possível aumento do preço do pão em Portugal. Na verdade os preços do cereal têm aumentado significativamente nos últimos tempos, como ilustrado na figura abaixo em relação aos Estados Unidos, o principal produtor e exportador mundial e "casa" das principais bolsas mundiais do trigo (Chicago e Kansas City):

Mas daí a o aumento do preço do trigo se repercutir significativamente no preço do produto final (neste caso o pão) vai uma grande distância já que o custo em cereal é apenas uma parte do custo do bem final. Veja-se, mais uma vez, um exemplo dos Estados Unidos: cada dólar pago pelo consumidor é "repartido" por vários custos que determinam o preço final:

Neste exemplo os custos em matéria prima agrícola (o "farm value" do gráfico) são apenas cerca de 20% do valor final do produto. Isto significa que em cada €uro de pão só 20 cêntimos vão para pagar o trigo. Admitimos que Portugal e os Estados Unidos não têm a mesma estrutura de custos mas provavelmente a diferença não será muito significativa. Recorde-se que o Ministro da Agricultura chegou a dizer que a parte da matéria prima no preço do pão entre nós é, por vezes, de cerca de 5-10%...
Moral da história: os consumidores que se "ponham a pau" com estes "xicos espertos" que estão a "lançar a escada" para um aumento brutal E INJUSTIFICADO do preço do pão.
Lembram-se quando há muitos anos (anos '70) se verificaram os grandes aumentos do preço do petróleo? Nessa ocasião também todos aumentavam os preços dos seus próprios produtos em 10% porque o petróleo tinha aumentado 10%! Mesmo que a energia fosse apenas 5% do custo de produção. Não deixemos a história repetir-se.
1 comentário:
Alguém descobriu uma maneira prática de encher os bolsos... sempre a custa da parte mais fraca! Nada que atirar a fateicha ao ar a ver se cai no sítio certo! O pessoal não está habituado nem a fazer contas e muito menos a pensar!!! Este é o país que temos...
JG
Enviar um comentário