sábado, 16 de fevereiro de 2008

Kosovo: asneira da ONU e da União Europeia?

Confesso que não sou, de forma alguma, um especialista na matéria mas tenho seguido minimamente o assunto por causa das (algumas) semelhanças ao caso de Timor devido a ambos terem estado/estão sob a administração pela ONU.
E temo que esta, tal como em Timor Leste, tenha feito grossa asneira. Em Timor porque saíu demasiado cedo (para além das asneiras que fez enquanto esteve deveria ter estado o tempo suficiente... para dar umas lições sobre 'Estado de Direito" aos dirigentes políticos do país...); no Kosovo porque, na verdade, foi ela que actuou desde o início como se se tratasse de um país independente ou em que não havia alternativa à independência.
O pior é que estas coisas têm a sua própria dinâmica e é evidente que depois de ter estado a administrar o país como se ele fosse independente quem é que vai convencer os kosovares que não serão independentes? Todos, mas todos mesmo, os sinais que lhes foram dados foram nesse sentido --- e não deveriam ter sido!
A verdade é que tudo indica que o país é absolutamente inviável e ficará, por gerações e gerações, na dependência da ajuda internacional --- i.e., maioritariamente da União Europeia (isto é: você e eu é que vamos pagar...). Repare-se nesta parte de uma notícia de hoje sobre a iminente "secessão" do Kosovo:

"Os EUA e a maioria dos países da UE - com a provável excepção do Chipre, Grécia, Roménia, Bulgária, Eslováquia e Espanha - deverão reconhecer a independência do Kosovo.O diplomata holandês Pieter Feith vai chefiar uma força policial e judicial da UE com 1800 efectivos, que substitui os 16 mil homens da administração da ONU"

Não sei porquê mas uma vozinha cá dentro me diz que ainda vamos (nós, europeus) ter muitos dissabores por causa do Kosovo.

Veja mais informações sobre o Kosovo aqui (em português; pouca informação) ou aqui (em inglês). Um mapa com informação sobre a composição étnica do Kosovo pode ser visto aqui.

Sem comentários: