domingo, 17 de fevereiro de 2008

Quando a esmola é grande o pobre deve desconfiar...

Segundo os noticiários de hoje o Conselho de Ministros de Timor-Leste decidiu retirar às forças internacionais a tarefa de procurar e prender os autores dos atentados/incidentes (já não sei o que lhes chamar...) da passada segunda feira e entregar a tarefa às FALINTIL-Forças de Defesa de Timor Leste.
Esta é uma decisão inesperada (mas que se aplaude) e que torna ainda mais incompreensível a (precipitada) decisão anteriormente tomada de autorizar o reforço das tropas australiana no país. Será que "caiu a ficha" e se aperceberam que tinham "metido o pé na argola"/"a pata na poça"?

Mas há também uma interpretação mázinha para a decisão agora tomada: a de ela ser uma "casca de banana" às F-FDTL e, principalmente, ao seu comandante, Matan Ruak. É que se falhar na missão que agora lhe foi confiada vai ter muita gente "à perna"!... E aí fica ele "na mó de baixo" --- coisa que determinada(s) pessoa(s) adoraria(m)... --- e as tropas estrangeiras terão oportunidade de fazer um brilharete (se disso forem capazes...). Mais e indo ao encontro do pensamento estratégico de muito boa (?) gente, um falhanço das F-FDTL seria a demonstração da sua inutilidade e meio caminho andado para a reivindicação da sua dissolução, tese defendida por alguns, nomeadamente na Austrália.
Pedra de toque será a colaboração que os serviços de informação australianos forem capazes de prestar às F-FDTL através da vigilância electrónica que certamente realizam. Veremos se dão uma ajuda ou se "assobiam para o ar". O próprio (novo) governo australiano terá aqui uma oportunidade para demonstrar se de facto está interessado numa ajuda (minimamente) desinteressada a Timor-Leste ou se é tudo "fogo de vista" e/ou se exerce um mínimo de controlo sobre os seus serviços de informação de segurança. A ver vamos...

Repito que esta será uma interpretação mázinha da decisão tomada e que quem a tomou até pode responder: "Bolas! Preso por ter cão, preso por não ter!..."
Mas é que quando a esmola é grande o pobre deve desconfiar... Olho neles!...

1 comentário:

José Gomes disse...

Timor deve tomar, realmente, a iniciativa. E mostrar que tem exército e que chegou a altura de o demonstrar. As "cascas de banana" terão sempre. Mas são homens habituados à luta...
JG