domingo, 3 de fevereiro de 2008

A história do Ano Novo chinês e do zodíaco

O próximo dia 7 de Fevereiro é o dia de Ano Novo segundo o calendário chinês. Este (ou uma forma aproximada dele), segundo alguns vestígios arqueológicos, data de há quase cinco mil anos! De facto, ainda que não haja certezas sobre o ano 1 do calendário chinês, ele poderá corresponder ao ano 2637 antes de Cristo do nosso calendário. A ser assim, no dia 7 de Fevereiro próximo começa o ano 4605. Segundo outra versão, o calendário chinês terá mais 60 anos e por isso naquela data começa o ano 4705.

A semana que inclui o dia de Ano Novo (dia de Lua Nova) é o único período do ano em que a China quase pára de trabalhar pois as algumas centenas de milhões de trabalhadores de zonas rurais que vivem nas cidades (para onde se deslocaram na sequência do início do forte crescimento económico chinês desde o início dos anos ’80) vão “à santa terrinha” visitar a família.
Nesse dia começa o “Ano do Rato” --- que por acaso até é o meu... J
Este é o primeiro do ciclo de 12 signos lunares representados por 12 animais (por ordem): o rato (grosso modo o ano de 2008), o boi (2009), o tigre (2010), o coelho (2011), o dragão (2012), a serpente (2013), o cavalo (2014), o carneiro (2015), o macaco (2016), o galo (2017), o cão (2018), e o porco (2019).

Segundo a tese mais geral, a sua ordem corresponde àquela em que os únicos animais que responderam ao chamamento de Buda se apresentaram perante este.
Segundo outra lenda, a ordem corresponde àquela em que terminaram um concurso feito pelos deuses chineses para determinar a sequência de animais no zodíaco chinês.

Todos os animais alinharam na margem de um rio. A prova consistia em chegarem à margem oposta o mais rapidamente possível. A ordem em que chegaram corresponde à sua ordem no zodíaco.
O gato, com medo da água, ficou aflito para saber como faria para atravessar o rio sem se molhar. Ao mesmo tempo, o boi, que vê mal, ficou receoso de não conseguir enxergar a outra margem e, por isso, não chegar lá.
O rato, espertalhão, sugeriu que ele e o gato saltassem para as costas do boi e o guiassem na travessia. O boi, pachorrendo mas trabalhador, nem se apercebeu que o rato se pôs atrás do gato e acabou por o empurrar para dentro de água. Assim que o boi chegou a terra, o rato saltou de cima dele e correu, tendo terminado a corrida em primeiro lugar. O porco, preguiçoso, acabou no último (12º) lugar.
Por isso o ciclo de 12 anos do zodíaco chinês começa com o rato e termina com o porco. Quanto ao gato, encharcado “que nem um pinto”, lá conseguiu nadar até à margem mas demasiado tarde para ganhar um lugar no zodíaco. Desde aí que anda a tentar apanhar o rato que lhe fez a patifaria de o atirar à água numa ocasião tão importante.

Sem comentários: