quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Engana-se, Sr. Primeiro-Ministro, engana-se!...

Segundo o blog Timor Lorosae Nação o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão afirmou à LUSA que "o major fugitivo Alfredo Reinado "não é uma ameaça real à estabilidade" ".
Engana-se redondamente! E isso é grave de quem tem por missão fazer as leis e, principalmente, fazer tudo para elas sejam cumpridas.
É evidente que o ex-major é doido mas não é maluco! Pelo menos não o suficiente para sair por aí aos tiros para um lado e para o outro... Nesse sentido ele não é, de facto, uma ameaça à estabilidade do país. Foi-o no auge da crise de 2006 sabe-se lá a mando de quem ou de acordo com a agenda quem... (sabe, não sabe?!...). Mas agora não parece que seja --- até porque sabe que esse seria o seu "canto do cisne"!
A estabilidade está posta em causa por ele de uma outra forma, muito mais insidiosa e a longo prazo e que tem que ver muito mais com o que ele fez no passado do que com o que faz/deixa de fazer no presente: pela imagem que dá de que o "primado da lei" é coisa "para inglês ver" (leia-se "para malai ver"...) e alguns cumprirem. Mas não todos... É isto que está a roer o Estado timorense! Devagarinho, devagarinho... Debaixo das suas barbas!
Mas convenhamos que neste aspecto ele não está sózinho! O seu próprio Presidente é useiro e vezeiro em fazer mais ou menos o que quer e lhe apetece como se a coisa pública fosse mais ou menos a mesma coisa que o seu próprio orçamento familiar. Rapa daqui, põe ali, conforme quer e lhe apetece. Entre outras coisas bem mais graves. Veja-se o que aconteceu com os dinheiros da sua campanha eleitoral e que ele próprio confessou que foram (?) usados para outros fins que não os definidos na lei.
Digamos mesmo que até VEXA tem telhados de vidro nesta matéria, não é verdade? E olhe que parece que são bem fininhos...

Sem comentários: