quarta-feira, 12 de março de 2008

A importância das pequenas GRAAAANDES coisas

Acabei há pouco de ouvir o Presidente Ramos Horta fazer as suas primeiras declarações após o atentado de que foi vítima.
Compreendo, naturalmente, o facto de as ter feito em inglês --- estava a falar para uma estação australiana --- mas não achei bem que, dadas as circunstâncias, não tivesse falado, em primeiro lugar, para os próprios timorenses. E isso devia ser feito em tetum, não em inglês --- nem mesmo na outra língua oficial do país, o português.
Podia até ter, DEPOIS, feito uma declaração em inglês do tipo urbi et orbi mas é nestas pequenas GRAAAAANDES coisas que acho que a maioria dos timorenses --- começando pelo seu Presidente --- ainda não internalizou o orgulho de ser timorense e independente.
Neste caso Ramos Horta SÓ PODIA ter feito as suas primeiras declarações para o seu próprio povo e na língua mais falada no país.
É esta falta de um nacionalismo saudável que me espanta na maioria dos timorenses. Para quando a mudança de atitude? E se os "mais velhos" não dão o exemplo, quem há-de dar?
Com o devido respeito, por vezes dá-me a sensação que muitos "malais" são mais "nacionalistas timorenses" que muitos timorenses. Não pode ser!...

2 comentários:

Anónimo disse...

"A declaração de José Ramos-Horta foi gravada em três línguas para transmissão televisiva: tétum, português e inglês."

Inexplicavelmente, a televisão portuguesa só transmitiu parte da versão em Inglês.
(post de H.Correia no timor online, 13 Março 2008)

José Gomes disse...

Parece-me que a TV está mais interessada em atiçar a fogueira...
Pessoalmente, acho que os timorenses ainda não enraizaram o nacionalismo saudável dentro deles. Acredito que o orgulho de ser timorense só aparece com o decorrer dos anos! Mas tem que haver motivos para que esse sentimento apareça e se fortaleça.
JG