Este é um post absolutamente 'desalinhado' com o que é habitual no Olhólafaek!... já que é apenas para fazer propaganda... Porque não quando a causa se justifica? Neste caso a propaganda é à exposição de arte do Islão que decorre no Museu Gulbenkian, ali para os lados da Praça de Espanha/Avª de Berna (em Lisboa, claro). O título, "A educação do príncipe", não será dos mais felizes na medida em que não deixa antever a verdadeira extensão e perfil da exposição que estará aberta até 6 de Julho.
Trata-se, na verdade, de uma parte da colecção do futuro Museu Aga Khan, em Toronto (Canadá) que cobre várias formas de arte "árabe", da Turquia ao Irão e à Índia dos Mogóis (não me enganei; é "mogóis" mesmo e não "mongóis").
Não deixem de, se possível, a visitar (preparem 4€ por pessoa... E aproveite o bilhete para ver o Museu Gulbenkian propriamente dito e que é muito bom).
Numa época em que o Islão é falado, no "mundo ocidental e cristão", por razões que não são necessariamente as melhores, é bom ver esta pedrada no charco na procura de um entendimento entre os povos pela via da sua arte e cultura. Eis o caminho...
Pela minha parte, fico sempre completamente "babado" ao ver as iluminuras dos livros produzidos pelos artistas árabes. Querem ver porquê? Então vejam e digam se tenho ou não razão?
domingo, 27 de abril de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário